10 motivos para ler livros para seus filhos pequenos

sábado, 14 de julho de 2012

01   Ler livros para as crianças na hora de dormir é uma maravilhosa experiência de ligação que nutre o desenvolvimento emocional. Os pais também podem ajudar a criança a relacionar os incidentes da história com os eventos reais de suas vidas. 

02 – Incentivar o amor pelos livros em crianças é uma ótima maneira de prepará-los para o ambiente escolar e para se adaptar ao conceito de cotidiano escolar.

03 – Quanto mais livros a criança ler, mais rápido o seu vocabulário é expandido. Livros os ajudam a expandir seu vocabulário e a descobrir novas formas de usar as palavras que eles já conhecem. Isto acelera o desenvolvimento da criança pré-escolar, e também melhora suas habilidades sociais em longo prazo.

04 Como as crianças leem livros diferentes, seu conhecimento sobre vários assuntos aumenta. Além disso, tudo o que eles aprendem com essa idade permanece em sua mente por um longo tempo. Isto pode ajudá-los a se tornarem melhores alunos na escola.

05 – Ler livros regularmente estimula a imaginação das crianças, acelera o seu desenvolvimento emocional e promove a curiosidade natural. As crianças rapidamente aprendem a visualizar os cenários mencionados nas histórias lendo o texto sozinho. Este tipo de desenvolvimento funciona ainda melhor se um pai auxilia no processo. De acordo com uma pesquisa recente, conduzida pelo autor Jim Trelease, a leitura regular de livros "cria empatia para com outras pessoas, porque a literatura humaniza valores e celebra o espírito humano, oferecendo uma visão diferencial sobre os diferentes estilos de vida, reconhecendo a universalidade".

06 – Leitura de livros melhora a atenção da criança. Livros com imagens coloridas trabalham ainda melhor do que apenas livros-texto.

07 – A leitura pode substituir com sucesso a televisão como fonte de entretenimento, especialmente se a criança é apresentada aos livros antes do ensino fundamental. O ideal é promover o gosto pela leitura assim que a criança aprende o alfabeto. Leitura ajuda as crianças a utilizar o seu tempo de forma mais construtiva.

08  As crianças que aprendem a ler antes dos sete anos têm uma chance melhor de conseguir um emprego melhor na vida. Eles também mostram desempenho muito melhor do que aqueles que cresceram apenas assistindo TV ou jogando games em computadores. Em um discurso recente, o renomado autor / ilustrador Rosemary Wells assinalou que, "a mente de uma criança em desenvolvimento precisa de brincadeiras ativas e conversas ao vivo. A televisão coloca a criança em um estado que os neurologistas chamam de alfa passiva. Uma criança não pode aprender com telas pois os programas de televisão são feitos para vender produtos, não para ensinar".

09 – Desenvolver o hábito de ler regularmente desde cedo ajuda a criança a lidar melhor com os rigores da formação acadêmica mais tarde. Permitir que o seu filho pequeno assista a alguns programas de TV não é uma coisa ruim para fazer. No entanto, a leitura de livros é uma atividade muito importante que nenhuma criança deve ser privada, principalmente durante os primeiros anos de sua vida. Dê ao seu filho material de leitura hoje. O livro irá percorrer um longo caminho para forjar um vínculo duradouro entre você e seu filho.

10 – Um pai lendo para seu filho muitas vezes se torna um modelo na mente da criança. Desta forma, a criança aprende a ser mais obediente aos pais, além de tender a repetir o exemplo quando crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário