segunda-feira, 28 de março de 2016

18 dicas para conservar seus livros


Todos precisamos cuidar de nossos livros assim como eles realmente precisam de uma forma correta sem deixar que eles estraguem ou envelheçam sem qualidade ou rápido demais. Pensando nisso eu fiz uma lista com 18 dicas para conseguir conservar todos os seus livros para que eles recebam os tratamentos que realmente merecem. Muitas dessas você pode até saber, mas raramente tem em mente todas elas, então vem comigo que eu vou te passar tudo o que você precisa saber.

1 - Folheie o livro constantemente: 

O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Isso faz com que os livros dure muito mais tempo e que não envelheçam tão rápido e até mesmo não rasgue por apenas manusear. Mas é necessário fazer isso com muito cuidado para não danificar as paginas.

2. Deixe os livros em prateleiras:

Muita gente coloca os livros em caixas plasticas ou até mesmo em sacos plásticos. Quando se faz isso, impede que os livros respirem, e é super importante que eles respirem, como foi dito acima.

3. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar: 

Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida). 

4. Faça uma vistoria anual: 

Retire todos os livros, limpe-os, aqui tem uma postagem sobre como limpar seus livros. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel. 

5. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede:  

A parede pode transmitir umidade as prateleiras que poderão transmitir aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos. 

6. Armários e estantes devem ser arejados: 

Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas para que não sejam criados fungos, nem que sejam por algumas horas por dia para que consiga arejar os livros.

7. Estantes de metal são preferíveis: 

Sempre há a melhor conservação dos livros quando as estantes são feitas de metal. Mas é claro que isso não impede que você use estantes de madeira. 

8. Não use clipes como marcadores de páginas: 

O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel. 

9. Em estantes de madeira:  

Pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo. 

10. Não guarde livros inclinados: 

Aparadores podem mantê-los retos. Podem entortar, amassar página e a capa também. Todo cuidado ainda é pouco!

11. Na prateleira: 

Os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de insetos.

12. Quando tirar um livro da prateleira: 

Não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. 

13. A melhor posição para um livro é vertical: 

Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes. 

14. Luz do sol direta nem pensar: 

O sol desbota e entorta as capas por conta do calor.

15. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade: 

Lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro. 

16. Ao ler um livro: 

Evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação. 

17. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA): 

Para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

18. Livros danificados ou rasgados ou rabiscados : 

É preciso maior cuidado para não piorar seu estado, por isso mantenha-o mais protegido. Com a capa danificada ou páginas rasgadas não deixe-o colado à outro para evitar amassar ou enrugar. Livros rabiscados é útil procurar não apagar os rabiscos se for à caneta, se for a lápis manuseie a borracha delicadamente para não agredir o papel, não apagar a digitação e não amassar, arranhar ou rasgar a folha. 

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

4 comentários:

  1. Eu não faço nada disso. Na verdade eu leio e esqueço eles lá até por anos. Esses dias eu estava organizando e percebi que não havia nenhum manchado por que meu guarda roupa é bem arejado. Mas os clips que eu havia deixado nele enferrujou e sujou a pagina :c


    milenahouse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que triste, mas pensa que isso serviu pra você aprender a não fazer de novo. Essas coisas acontecem mesmo. Espero te ver aqui mais vezes e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Amei as dicas! Sou apaixonada por livros e sempre quero eles bem conservadinhos!
    Bjus!
    Gi Pereiraa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, eu fico feliz que tenha gostado das dicas e mais feliz ainda pela sua visita. Adoro livros, a forma que eles me tiram do mundo real e me levam para outros mundos diferentes, me mostram outras formas de pensar sobre a vida e sobre muitas coisas que fazem parte da minha vida. Livros são sagrados.

      Excluir