Conheça 05 famosos dragões da literatura

domingo, 15 de julho de 2012


A literatura fantástica nunca esteve tanto em evidência quanto atualmente. E quando pensamos em fantasia, logo os gigantes lagartos de fogo invadem nossa mente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Wikipedia, somente no último século foram publicados 126 obras em que os dragões invadem as páginas. A seguir, veja uma lista com 05 dos mais famosos dragões de hoje em dia:

01 –  Smaug, de O Hobbit

Smaug, o Dourado, é o terrível dragão da Terceira Era da Terra Média. De onde ele surgiu realmente não se tem ideia, mas no ano 2770 da Terceira Era, Smaug sobrevoou e atacou com todo seu poder de fogo a Montanha Solitária, destruindo o reino dos anões e o povoado próximo. Extremamente vaidoso e materialista,  vive envolto por uma pilha de tesouros roubados sob a Montanha Solitária. Assim como grande parte das criaturas de O Hobbit, Smaug possui a capacidade de falar.

“Com certeza Smaug parecia estar num sono profundo, quase morto e apagado, quase sem roncar, apenas com um bafejo de vapor invisível, quando Bilbo espiou mais uma vez da entrada. Estava prestes a entrar no salão quando percebeu o brilho tênue, repentino e perscrutador de um raio vermelho por baixo da pálpebra do olho esquerdo de Smaug. Ele apenas fingia dormir! Estava vigiando a entrada do túnel!”.  (O Hobbit, p. 216).

02 – Drogon, Rhaegal e Viserion, de As Crônicas de Gelo e Fogo
A casa Targaryen das Crônicas de Gelo e Fogo é conhecida tradicionalmente por criar e domar dragões de guerra. Tanto, que os próprios membros da família Targaryen dizem possuir sangue de dragão. Daenerys Targarye, a última de sua casa, não possui apenas um, mas três(!) dragões à sua disposição, Drogon, Rhaegal e Viserion. Tudo bem que os dragões bebês ainda estão mais para lagartos do tamanho de cães do que para feras voadoras, mas ainda assim fazem um tremendo estrago quando Dany pronuncia a temível palavra Dracarys.

03 – Saphira, de Eragon  
Depois de um dragão vilão e de dragões bebês, chega a hora de falar um pouco sobre a amizade entre humanos com essas criaturas de fogo. A azulada Saphira,  apesar de mais nova que Eragon, nutre uma profunda amizade pelo rapaz e se sente como sua protetora. Extremamente inteligente, a comunicação com seu protegido fica por conta de uma espécie de ligação mental.

04 –  Norberto e os dragões do Banco Gringotes,  da saga  Harry Potter
Os Dragões de J. K. Rowling são selvagens e vivem aprisionados pelos bruxos. Existe ainda, na Romênia, uma comunidade que estuda e trabalha com dragões. Um desses estudiosos é o próprio Carlinhos, um dos irmãos Weasley. Na saga, dragões são bastante comuns (até Hagrid teve um!), apesar de sua comercialização ser ilegal. Essas temíveis criaturas trabalham como guardas das riquezas de Gringotes, o banco dos bruxos.    

05 – Morte Verde, de Como treinar o seu Dragão
Em Como treinar o seu dragão, saga infanto-juvenil da escritora Cressida Cowell, os  selvagens lagartos voadores vivem abertamente entre os homens. Como rito de passagem para a adolescência, cada jovem deve capturar um dragão selvagem e treiná-lo, ou enfrentar o exílio da tribo. Soluço, o protagonista, consegue capturar o menor dragão que ele já vira, e nasce uma doce amizade entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário