6 passos para limpar seus livros

segunda-feira, 21 de março de 2016

Se tem uma coisa que eu sou viciado é em leitura e isso me faz querer ler livros em todos os lugares e pelo fato de ter muitos livros e deixa-los na prateleira por muito tempo e por causa da correria do dia a dia e da poluição do nosso planeta, os livros acabam pegando muita poeira e ficar com a capa e até mesmo as folhas sujas. Isso faz com que qualquer pessoa fique preocupara para manter eles sempre limpos, não deixar que eles sujem porque não é por nada, mas eles se tornam nossos filhos, se tornam tudo o que a gente ama e precisam de um carinho, de um cuidado mais atencioso já que são tão frágeis. O problema é que muita gente não sabe como deve limpar um livro e isso faz com que muitas vezes manchem os livros, ou até mesmo quando as pessoas acham que estão limpando e passam um espanador jogando pó pra todos os outros livros, isso apenas faz com que a pessoa fique mais frustrada. Aqui eu criei um passo a passo para conseguir manter os livros limpos e bem cuidados. Cada uma das dicas podem parecer obvias, mas é necessário ler com cuidado para ver que não é bem assim.

* Retire os livros da prateleira


O primeiro passo com toda certeza é retirar os livros do lugar que ele está, mas não é apenas retirar e sair colocando em qualquer lugar, você precisa colocar um plastico no chão para poder coloca-los ali. Muita gente coloca na cama e isso prejudica os livros porque existem fungos nos colchões que podem serem repassados para as folhas dos livros e isso faz com que eles envelheçam mais rápido ou estraguem mais rápido e tudo o que queremos é preservar os nossos queridos filhos não é mesmo? 

* Limpe a estante


Parece obvio também, mas algumas pessoas usam o espanador para fazer essa parte e sim, está errado fazer isso porque usar o espanador vai jogar a poeira pro alto e ela vai se assentar novamente nos livros e na estante. A melhor forma de fazer essa limpeza é com uma pano úmido com água e passar lentamente pela prateleira e depois que o pano estiver todo sujo, trocar e continuar até limpar por completo. Depois disso passar um pano seco para não deixar que os livros limpos fiquem molhados depois que colocar na estante porque isso pode causar mofo neles. Não use nenhum produto no pano, apenas água. Produtos de limpeza contém muita química e como qualquer química desconhecida, ela pode estragar nossos livros.

* Folheie seus livros


É necessário folhear seus livros antes de limpar eles porque isso faz com que eles respirem. As folhas precisam de oxigênio e isso precisa ser feito pelo menos uma vez por mês para manter a saúde dos seus livros. O melhor é folhear eles um a um de forma rápida, não precisa demorar muito, precisa apenas fazer o livro respirar. Você pode folhear como se estivesse que ir do inicio ao fim dele de forma rápida. Isso ajuda a sujeira sair das folhas.

* Água e detergente


Essa é a solução para limpar as capas dos seus livros e também as bordas. Você precisa que as duas medidas sejam iguais, como por exemplo: um dedo de água e um dedo de detergente. Molhe o pano seco na mistura, mas não deixe encharcado, apenas úmido e passe na capa e nas bordas dos livros, mas não coloque força, apenas passe o pano varias vezes até limpar por completo e com a parte seca do pano você passa para secar por completo e retirar o resto da mistura. Isso faz com que suas capas fiquem limpas por mais tempo porque cria uma camada de proteção para elas.

* Use pincel


Você pode usar um pincel também para passar na fresta entre uma pagina e outra, pra tirar aquela sujeira que pode se acumular ali que é um dos lugares que as pessoas sempre esquecem de limpar e que na verdade é muito importante. É basicamente a mesma coisa que limpar um sofá e esquecer dos cantos, isso não pode acontecer.

* Coloque os livros de volta na estante


Essa parte é muito importante. É necessário colocar os livros de forma vertical na estante, nunca de forma horizontal exatamente pra fazer com que as folhas respirem, que tenham oxigênio suficiente até o próximo mês. Isso ajuda para que os livros não se deformem com o peso de um em cima do outro e deixa a sua estante mais bonita visualmente falando.

As dicas parecem simples, mas eu sei que muita gente faz tudo isso errado e isso acaba não ajudando muito. Precisamos mostrar que as pessoas precisam cuidar mais dos livros, fazer com que sejam bem cuidados, bem usados e não deixa-los envelhecer tão rápido. Assim como qualquer coisa em nossa vida os livros precisam de carinho e amor e não custa fazer isso por eles já que eles fazem tanto por nós não é mesmo? Não esqueça de deixar seu comentário.

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário