segunda-feira, 18 de abril de 2016

40 fatos e curiosidades sobre a Apple


Para quase todos os lados que olhamos percebemos que as pessoas carregam seus iPhones pra cima e pra baixo. Muitas pessoas sabem de que empresa se trata quando olham para o aparelho e nele está uma maçã mordida. O triste é que as pessoas sabem apenas o nome e o que eles produzem, mas raramente sabem mais sobre a empresa. Detalhes e curiosidades são coisas que nós do Gnomo da Estante não deixamos passar. Apple Computer foi constituída no dia 1 de abril de 1976. Desde o lançamento do Apple I naquele ano, nós tivemos o famoso Macintosh, uma queda e quase esquecimento do império na década de 90, e o ressurgimento da maior empresa do mundo sob a asa Steve Jobs, em seguida, Tim Cook. Se você ficou surpreso com apenas esses dados, se prepare para saber mais 40 fatos e curiosidades sobre a Apple.

1. A Apple lançou uma linha de roupas em 1986.

2. O Apple Watch sempre mostra o horário de 10:09 nas exibições. fabricantes tradicionais geralmente mostram 10:10, uma vez que estas são as horas que melhor mostram o visor do relógio, mas a teoria é que a Apple quer mostrar que é um minuto à frente de seus antecessores analógicos.

3. Ive é um fanático por carros, todo ano ele viaja à Grã-Bretanha para participar do Goodwood Festival of Speed.

4. Steve Jobs e Steve Wozniak não foram os únicos fundadores da Apple. Ron Wayne, que escreveu o acordo de parceria original da empresa, vendeu sua participação de 10% apenas 12 dias depois por US $ 800 e um pagamento de US $ 1.500. Agora, aos 81 anos, Wayne diz que não se arrepende de desistir de uma jogada que valeria cerca de US $ 60 bilhões atualmente. (Eu estaria arrancando os cabelos!)

5. A Apple vendeu 201,529,000 iPhones no ano passado. Essa é uma taxa de 6,4 iPhones a cada segundo.

6. Chefe de design de Sir Jony Ive, que nasceu em Essex, jogou rúgbi pela Staffordshire em sua juventude.

7. O “i” em muitos dos produtos da Apple originalmente significavam “internet”, quando Steve Jobs lançou iMac em 1998, embora mais tarde este prefixo se tornou ambíguo com a chegada do iPod, iTunes e etc… Mais recentemente, a Apple abandonou o “i” de seus produtos mais recentes e o último produto a ser introduzido foi o iCloud em 2011.

8. Enquanto o slogan da Apple “Think Different” é muitas vezes criticado por ser gramaticalmente incorreto, Jobs queria que “different” fosse reconhecido como um substantivo, ao invés de um advérbio, como em “think results”, “think victory” ou “think beauty “.

9. Após o seu retorno à Apple, Jobs tentou convencer Robin Williams para ler o famoso discurso “Here’s to the crazy ones” para os comerciais da Apple TV durante os anos noventa. Após a esposa de Williams se recusar a deixar Jobs falar com o ator, que não fez os anúncios, Jobs voltou as suas atenções para Maya Angelou e Tom Hanks. O trabalho acabou indo para Richard Dreyfuss, mais conhecido por seu papel em Jaws.

10. Muitos dos principais executivos da Apple têm trabalhado na empresa há mais de 20 anos. Craig Federighi trabalhou pela primeira vez com Jobs na NeXT nos anos 80 antes de formalmente se juntar a Apple em 1996, Tim Cook se juntou em 1998, Jony Ive fez trabalhos de design para a Apple antes de oficialmente embarcar em 1992 e Eddy Cue é empregado desde 1989.

11. O iPad Mini foi uma ideia de Eddy Cue. Em 2011 Cue escreveu um e-mail para Tim Cook e para os outros executivos dizendo que ele acreditava que havia um mercado devido aos fãs de celulares de 7 polegadas da Samsung, e que “deviam fazer um”.Este e-mail foi utilizado no tribunal durante a batalha legal da empresa com a Samsung no ano seguinte. A Apple lançou o iPad Mini em novembro de 2012.

12. O som de erro que tocava quando dava algum problema em Macs antes do iMac 1998 era conhecido como “os sinos da morte “.

13. A estrela de Jurassic Park e Independence Day, Jeff Goldblum apareceu em vários comerciais da Apple, inclusive para iMacs e para o iPod original.

14. A costura de couro do aplicativo de calendário skeuomorphic  iCal, usado até o iOS 7, foi baseada no interior do jato particular de Jobs.

15. As lojas originais da Apple foram inspiradas pela Gap. Ron Johnson, contratado por Jobs para a posição de chefe de varejo em 2000, admirava muito a visão que o presidente-executivo da Gap, Mickey Drexler, tem para os seus produtos e o ambiente, incluindo bancos de pinheiros, pisos e paredes brancas. Drexler mais tarde se juntou a Apple como membro do conselho.

16. O primeiro produto da Apple, o Apple I, foi colocado à venda por US $ 666,66. O preço foi escolhido porque era uma margem de lucro de um terço do custo de atacado da máquina e o co-fundador Steve Wozniak gostava de dígitos repetidos. Os fundadores aparentemente não sabiam da relação do número com a besta. (AHAM, SEI)

17. Em 2008, a Apple registrou uma patente para um computador capaz de projetar sua tela em uma parede próxima.

18. Uma vez Jobs já baniu animais de estimação do campus da Apple.

19. Duranteos anos 80 a Apple inventou um avatar híbrido canino/bovina apelidado de Dogcow que fazia parte da fonte Cairo Glifo para a letra z no Mac OS, e é lembrado com carinho como o mascote dos primórdios da Apple.

20. John Appleseed, um nome que frequentemente surge no material de marketing da Apple, acredita-se ser baseado nopioneiro americano do século 18 Johnny Appleseed.

21. Steve Jobs escolheu o nome Apple Computer por duas razões. Ele estava em uma dieta fruitariana, e pensou que o termo lúdico iria diminuir o aspecto sério que possui a palavra “computador”. Em segundo lugar, ele queria que o nome de sua empresa aparecesse primeiro que Atari na lista telefônica.

22. As receitas da Apple totalizaram em US $ 235 bilhões em 2015. Em comparação com o PIB de outros países, tornaria a Apple 45ª no mundo, fazendo do “país da maçã” maior do que Portugal, Qatar e Nova Zelândia.

23. As rivais sul-coreanas Samsung e LG são duas das principais fornecedoras para iPhones e iPads da Apple.

24. O computador Apple I lançado em 1976 teve 4 KB de RAM. 40 anos depois, o high-end Mac Pro tem até 64GB.

25. Em outubro de 1997, poucos meses depois de Steve Jobs voltar à companhia, Michael Dell da fabricante Dell disse que se Jobs estava no comando da Apple ele iria “fechar a companhia e dar o dinheiro de volta para os acionistas”. Se você tivesse comprado £ 10.000 de ações da Apple naquele dia elas estariam agora no valor de £ 1,4 milhões.

26. O iPhone foi originalmente desenvolvido sob o codinome de Purple Project, e vários nomes diferentes foram considerados para o projeto, incluindo “telepod”, “mobi”, “tripod” e até “ipad”.

27. Susan Bennett, a voz original da assistente digital Siri, não tinha idéia de que sua voz seria usada, tendo feito as gravações para outra empresa em 2005.

28. Apple lançou uma câmera em 1994 chamada de Apple Quicktake. Ela foi descontinuada em 1997.

29. Há mais de 1,5 milhão de aplicativos na App Store, mas extistem milhares de apps que nunca tiveram um único download. Um relatório em 2012 afirma que 60% dos aplicativos da App Store nunca foi baixado.

30. Monstros S.A. da pixar tem uma cena quando Mike Wazowski, dublado por Billy Crystal, lê uma revista com um anúncio de um computador com o slogan “Scare Different”, uma referência ao slogan “Think Different” da Apple.

31. A Apple patenteou uma série de tecnologias ainda não foram lançadas, incluindo um fone de ouvido de realidade virtual e uma “bicicleta inteligente”.

32. Até as horas mostradas nos dispositivos da Apple em seus anúncios são cuidadosamente planejadas. 09:41 é sempre exibido no iPhone, uma vez que essa é a hora que Steve Jobs apresentou o primeiro modelo em 2007.

33. Fumar perto de um computador da Apple pode invalidar sua garantia.

34. Apple quase foi comprada 20 anos atrás pela Sun Microsystems, fabricante de sistemas de computador e software que projetou o Java. O ex-presidente da companhia, Ed Zander, posteriormente disse que estava “literalmente horas de distância” de comprar a Apple, mas o negócio caiu. Poucos meses depois, a Apple comprou a NeXT Computer, e o resto é história.

35. Sir Jony Ive tem usado a mesma camiseta em cores diferentes em cada vídeo de introdução dos produtos da Apple desde 2000. Elas são feitas pela G-star.

36. O primeiro iPod tinha um Easter Egg escondido, que permitia jogar Breakout, um jogo inventado pelos fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, quando eles estavam na Atari. Nas versões posteriores do iPod foram acrescentados mais três jogos, Parachute, Solitaire e Music Quiz que você não precisa ter iOS para jogar.

37. O rival Bill Gates investiu US $ 150 milhões na Apple em 1997 para ajudar a empresa após o retorno de Jobs.

38. A primeira Apple TV conhecida como Macintosh TV não fez muito sucesso em 1993,mas oferecia a opção de alternar entre a tela para computador e televisão por um cabo, controlado por um controle remoto. Um dos poucos Macs da cor preta, foram feitos apenas 10.000 unidades antes de ter sido interrompido em 1994, devido às vendas fracas.

39. O ícone de “Adicionar à leitura” no iOS 7 é baseado nos óculos de Steve Jobs.

40. O primeiro logotipo da Apple tinha a ilustre presença de Newton sentado debaixo de uma árvore de maçãs e foi desenhado pelo co-fundador Ronald Wayne, mas Jobs achou o logotipo muito complexo. Por fim, concordaram em ficar com a maçã colorida mordida.

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário