Resenha: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

sexta-feira, 18 de março de 2016

Se tem uma coisa que eu já posso falar antes de começar a resenha é que se tem um livro que eu amo mais que qualquer outro escrito pelo Nicholas Sparks, esse livro é o Um Porto Seguro. Claro que eu falo isso para todos os livros dele quando eu acabo de ler, mas realmente é de uma paixão sem fim pelo escritor e pelas historias que ele cria. Também quero falar que eu ganhei esse livro na bienal de 2014 e que eu demorei muito tempo para poder ler, mas isso acontece pelo simples fato de eu ficar com uma ressaca literária quando o assunto é o Nicholas. Sempre que eu acabo de ler um livro dele, eu preciso esperar para ler outros e eu não estava muito afim de fazer isso na época e por isso que eu deixei para ler ele em 2015. Eu terminei de ler ele a muito tempo e até fiz uma resenha dele no blog Um Container, mas estou escrevendo uma nova aqui (sem copiar) porque são públicos diferentes e eu quero que todos possam ver o quão bom o livro e a historia é.

O livro tem uma narrativa simples e fácil (como qualquer outro livro do Nicholas) e que alternam entre três visões diferentes, três diferentes pontos de vista que fazer a maior diferença para o leitor e que o deixa preso ao que vai acontecer nas próximas paginas. Os diálogos são simples e verdadeiros e vemos que algumas pessoas realmente poderiam ter aquelas conversas se estivessem nas mesmas ocasiões relatadas no livro e isso é algo que muitas pessoas erram quando escrevem um livro, mas não o Nicholas, acho que ele sabe como escrever algo que pode realmente acontecer, algo que não foge da verdade e da realidade. Dificilmente achamos qualquer palavra difícil no meio da escrita e isso é ótimo para quem está começando ler agora ou apenas quem se sente mais a vontade lendo livros com narrativas simples. O melhor do livro é que os segredos não são o problema e o escritor não está ligando se você vai saber eles logo de cara, mas ele quer que você sinta toda a tensão que está sendo carregada. A capa é do filme porque a minha edição veio depois que foi lançado um filme baseado na historia do livro e mesmo assim eu sou mais que apaixonado por essa capa, mostra nela elementos maravilhosos de onde eles moram e de cenários que aparecem na historia.


Katie é uma mulher misteriosa que acabou de se mudar para uma cidade pequena, Southport, um lugar maravilhoso, mais parecido com um paraíso tropical. Ela se mudou as pressas, meio que sem saber o que fazer e pra onde ir, acabou não levando muita coisa. Katie trabalha em um restaurante desde que chegou a cidade e toda a gorjeta que ganha vai parar em um esconderijo abaixo de uma taboa solta em sua casa alugada, essa casa que podemos de chamar de "cabana" e que fica no final de uma rua de cascalhos, ao lado de uma outra cabana idêntica a dela. Ela não tem amigos, apenas colegas de trabalho; nunca fala do seu passado em Boston e nem do que aconteceu ou pode vir a acontecer em um futuro bem próximo. Ela não podia confiar em ninguém, precisava guardar segredos, até mesmo de uma vizinha que vinha querendo ser sua amiga a todo custo e que ela começou a abrir mão do receio de ter qualquer amizade para começar a ter alguém com quem conversar, mas como sempre e como eu disse, nada de falar do seu passado em Boston.

Alex já tinha seus cabelos grisalhos apesar de não ter atingido nem a casa dos quarenta anos. Pai de dois filhos: Josh e Kristen, mas infelizmente viúvo. Sua noiva veio a falecer quando seus filhos ainda eram bem novos - 4 e 3 anos. As vezes Alex achava que não estava conseguindo ser o pai que as crianças precisavam e que não conseguia dar conta e tudo na sua vida. Tinha uma loja a beira da estrada e que no fundo havia uma churrasqueira onde ele e mais algumas pessoas faziam espetos e hambúrgueres para vender e também tinha um deque com um lago onde era possível pescar. O deque era basicamente onde o seu filho Josh passava mais tempo. Alex era um ex-militar que vivia a sombra de uma família perfeita que sempre sonhou, com filhos lindos e inteligentes.


A historia guarda muitos segredos que você sempre vai saber, mas nem todos os personagens saberão e isso vai te deixar com raiva pensando que tudo poderia ser diferente, mas como toda historia, essa tem um proposito que é mostrar que as vezes um segredo pode ser perigoso e que se um dia você foge do passado, ele pode vir com tudo te atacar mais uma vez e dessa vez pode ser pior. Como todo romance, os dois, Alex e Katie começam a se conhecer, a sair e a se interessar um pelo outro, mas é claro que Katie resiste muito para que isso não aconteça, mesmo que ela saiba que Alex é um cara atraente e que não parece ser como qualquer cara. Mesmo ela resistindo, acaba cedendo e as coisas começam a esquentar, não apenas no relacionamento, mas na historia toda. Mas se até aqui eu não te convenci que o livro é bom, aqui vai um golpe sujo. No livro tem: perseguição, traição de confiança, perigo, armas, afogamento, fogo, mais segredos, flashbacks, romance e muito mais. Então para de se perguntar se vale a pena mesmo ler essa historia e corre ler, acredite em mim, você não vai se arrepender. 

* Sinopse

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

2 comentários:

  1. Nossa esse livro é perfeito, já li duas vezes e sou apaixonada pela sua história, beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso e eu realmente amei demais a historia dele, acho que vale muito a pena ler e recomendo mesmo para que todos leiam. Adorei a sua visita, volte mais vezes.

      Excluir