O Instagram vai mudar os algorítimos

quinta-feira, 17 de março de 2016

Eu sempre fui um usuário viciado no Instagram e é uma das redes sociais que eu mais passo o meu tempo (aproveite e siga o @gnomodaestante). Até hoje, sempre que abrimos o nosso aplicativo podemos ver as fotos de todos que seguimos de forma cronológica, sempre seguindo a ordem de publicação, mas infelizmente ou felizmente isso irá mudar. Não posso dizer se isso será bom ou ruim para gente, mas eu sei que toda mudança em aplicativo me deixa feliz, mas com medo de colocar todo o meu trabalho por agua abaixo. O aplicativo está mudando, isso porque os algoritmos do aplicativo estão sendo alterados (mais uma vez) e o Instagram irá fazer a mesma coisa que o Facebook faz – mostrar conteúdo relevante. 

O Instagram - que é propriedade do Facebook como quase todos sabem - anunciou esta semana que vai em breve começar a filtrar as imagens em seu feed com base em um algoritmo. Em vez de ordem cronológica, você vai ver as imagens o algoritmo Instagram seleciona para você na ordem que ele determinar que é melhor. Todos estamos acostumados com o Facebook escondendo algumas publicações, mas eu por exemplo, faço alterações nele mesmo para ver as mais recentes e não apenas as mais relevantes, o problema é que não sabemos se o Instagram fará a mesma coisa de deixar isso ser opcionalmente.


Os algoritmos vão criar uma bolha artificial que protege você de novas experiências e perspectivas e não vão te mostrar coisas novas que você possa gostar. O Instagram não está sozinho nessa empreitada porque, na verdade eu sempre estranhei de ele ser um dos únicos que não usavam algorítimos. O Facebook usa a um bom tempo e o Twitter anunciou a pouco tempo que também começara a usar e já podemos perceber que isso está acontecendo aos poucos. Em um post anunciando as próximas mudanças , Instagram explica por que pretende mostrar as mensagens que determina ser mais importantes para você do que apenas sair mostrando tudo em ordem.

“Você pode se surpreender ao saber que as pessoas perdem em média 70 por cento dos seus feeds. Como Instagram cresceu , tornou-se mais difícil manter-se com toda a compartilhar fotos e vídeos de pessoas. Isto significa que muitas vezes não ver as mensagens que você pode se preocupam com a maioria.”

Instagram diz que o algoritmo irá determinar a ordem das fotografias e vídeos no seu feed com base na probabilidade de que você vai estar interessado no conteúdo. Essa determinação será baseada em coisas como o seu relacionamento com a postagem pessoa e da atualidade da foto ou vídeo e provavelmente também em função das contas e tipos de comentários e curtidas. Em outras palavras, o algoritmo deve aprender com o seu comportamento e mostrar-lhe mais do que você gosta e menos do que você não gosta . E , é aí que mora o verdadeiro problema. Quando as nossas redes sociais são preenchidas com luz do sol e arco-íris, começamos a pensar que o mundo todo é feito apenas de luz do sol e arco-íris. Quando as nossas contas estão cheios de nuvens e de escuridão, nós começamos a pensar da mesma forma. 


Pra explicar essa mudança do Instagram de uma forma mais fácil e pratica, o nível do mundo real, se as nossas contas de mídia social nos mostrar apenas as perspectivas , experiências e opiniões que gostamos e concordamos, perdemos a oportunidade de aprender sobre ou compreender diferentes perspectivas, experiências e opiniões. O algoritmo isola da realidade que existem outros pontos de vista e crenças lá fora, e lhe dá uma falsa sensação de validação de que as suas opiniões e crenças são mais populares do que realmente são na sociedade como um todo. E agora, como lidar com isso que irá afetar a todos? Como se preparar para isso? O que fazer? Será que tudo vai depender de curtidas e comentários? O que será das pessoas novas na rede social? Isso nos atingirá de que maneira? Essas são as perguntas que todos estamos fazendo.

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

2 comentários:

  1. Que horrível! Não gostei. É sempre bom mudar e ser atualizado, porém gosto dele assim mesmo.

    Parabéns pelo blog! Ótima postagem.

    Abraços.
    Pedro Faria
    fariamos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou muito preocupado com isso, mas eu acho que isso não será algo obrigatório e que poderemos alternar entre as opções, mas agora é apenas esperar e ver o que vai acontecer. Obrigado, espero te ver aqui mais vezes.

      Excluir