sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Vídeo mostra os efeitos especiais de Star Wars: O Despertar da Força

Vídeo mostra como foram feitos todos os efeitos especiais do filme Star Wars: O Despertar da Força


Houve muita conversa sobre os efeitos especiais utilizados em Star Wars: O Despertar da Força desde que JJ Abrams revelou que gostaria de fazer um filme com poucos efeitos gerados pelo computador, mas com muitos efeitos práticos, para o filme se aproximar da trilogia oficial.

O Episódio VII tem, em seu total, algo em torno de 2500 cenas. Cerca de 2100 dessas cenas foram filmadas usando computação gráfica. São muitas cenas, mas não devemos condenar a equipe de JJ Abrams por isso. É absolutamente normal um filme como Star Wars abusar do fundo verde. 

E é esse casamento entre o que era real e o que era falso que foi postado em um vídeo ontem, um pouco antes das indicações ao Oscar 2016. O vídeo, recheado de SPOILERS para quem ainda não assistiu ao filme (se é que há alguém por aqui que ainda não viu o longa!), mostra como JJ Abrams e a equipe de efeitos especiais ILM conseguem enganar os telespectadores para o que de fato existia e o que foi criado por um programa de edição. Assim, usando um conjunto de adereços, acrobacias e explosões sempre que possíveis, a equipe de efeitos especiais juntou as cenas reais com a bruxaria computacional.

Os efeitos especiais cada vez mais reais

Um exemplo disso é a cena em que Finn (John Boyega) se aproxima da nave que caiu no deserto. Quando ele a encontra pela primeira vez em chamas, o que vemos na edição é uma bola parada com realces digitais menores. Quando ela se afunda na areia do deserto, a embarcação é substituída por uma versão digital correspondente, com Finn em primeiro plano contra uma tela verde (mas ainda no deserto). 

Há outras centenas de cenas digitais no filme. Os modelos de naves utilizados na primeira trilogia tem o seu charme, mas as batalhas espaciais de O Despertar da Força são quase todas feitas em computação gráfica (uma das melhores já feitas para o cinema, com uma modelagem bem realista e uma ótima iluminação e sombreamento).

Você pode assistir ao vídeo maneiro com algumas cenas do trabalho espetacular feito por JJ Abrams e pela equipe de efeitos especiais da ILM abaixo:

UPDATE: Parece que o servidor onde o vídeo está hospedado está sobrecarregado. Se o vídeo não iniciar, recarregue a página!





E aí, o que você achou dos efeitos especiais do Despertar da Força? Conte para nós
a sua opinião!

Ainda sobre o Universo Star Wars:

Gostou da notícia?
                                                        
Fonte: Engadget
Keywords: Star Wars, O Despertar da Força, efeitos especiais, video, mostrando os efeitos especiais, computação gráfica, cenas digitais, digital, ILM, JJ Abrams, Finn, John Boyega, filme 

Nenhum comentário:

Postar um comentário