6 dicas para poupar o uso do 3G ou 4G

sábado, 5 de março de 2016

Sabemos que o mundo de hoje se baseia apenas em internet e celular. Muitas vezes temos que passar pela triste experiencia de usar o 3G ou 4G que algumas vezes além de falhar e demorar mais do que deveria para carregar algo, acaba com o pacote avulso de internet e nos deixa na miséria de uma vida sem contato virtual. Muitas vezes eu estou pronto para postar uma foto maravilhosa no Instagram e opa, não posso postar porque já gastei meu pacote de internet com os grupos de whatsapp e os snaps que gavei. Mas como a internet pode acabar tão rápido? Como a nossa felicidade pode se esvair assim, tão facilmente de nossas mãos? Eu estava aqui pesquisando na internet algumas formas de economizar a internet 3G e 4G e encontrei algumas coisas que eu percebi que além de fazer sentido faz a diferença realmente. Claro que eu não trouxe nenhum milagre, apenas algumas dicas para que você consiga economizar sua internet e fazer o seu pacote 3G ou 4G durar mais tempo. Vai acabar? Vai, mas não tão rapido.

* Use o Opera Mini como o navegador padrão.


O navegador mais leve que você irá achar para o seu celular é o Opera Mini. Ele vai te dar uma sensação de leveza e vai economizar seus dados. Isso acontece porque o navegador foi atualizado para que isso aconteça, para que seus dados sejam reduzidos e que ele ajude você a usar menos internet quando estiver fora do wifi.

* Baixe fotos, vídeos e musicas quando estiver no Wi-Fi.


Não adianta querer diminuir o gasto de pacote de internet se você quer gastar como se fosse Wifi. Isso faz toda a diferença porque dependendo da imagem, ela pode pesar mais de 1MB o que (acredite) pra quem usa pacotes de internet é muito, ainda mais se forem varias imagens. Eu sei que todo mundo fica curioso para saber o que os amigos estão mandando no grupo, mas espere para ver quando puder, porque: ou vai ser a sua curiosidade sanada, ou o seu pacote de internet durando mais. Por isso, deixe o download automático de mídia na opção “Quando conectado ao Wi-Fi” e baixe tudo quando estiver em casa. É só guardar a curiosidade para depois.

* Saia dos grupos do whatsapp


Sim, você leu certo, eu sei que muitas pessoas amam os grupos do whatsapp, mas também sei que existem pessoas com mais de 5 grupos no aplicativo e que falam em apenas um, então pare para pensar se vale a pena gastar sua internet em um grupo que você não interage. Vale lembrar que cada mensagem pequena de uma linha no whatsapp pesa 5KB, isso pode não parecer muito, mas em um grupo em que as pessoas não calam a boca, vai ser muita coisa e vai pesar depois na sua internet. Acredite, pode levar seu pacote de 3G pro ralo (eu sei porque sempre acontecia comigo).

* Desative as atualizações de segundo plano.


Se você tem um Iphone, vá nas configurações dele. Em “Geral” você decide se deixa ligada ou desligada a opção de “atualização em segundo plano”. Pra que serve isso? Bom, sabe quando você abre um app e ele já está bonitinho carregado e pronto para ser usado? Pois então! É por conta desta opção que ele conseguiu atualizar sozinho. Ela é ótima no caso do Wi-Fi, mas, se tratando do 3G, bom, não precisamos dela tanto assim, né? Já no Android essa opção fica em “Configurações”, “Dados Móveis” e “Uso de Dados” e no Windows Phone a opção fica no no app “Sensor de Dados”.

* Escolha os aplicativos que você realmente precisa usar.


De nada adianta abrir todos os aplicativos que usam a internet e depois reclamar que o pacote não durou, você precisa selecionar prioridades para você. O que você precisa abrir? Coloque os aplicativos em uma piramide e usem eles de forma moderada, não vai sair assistindo snaps a adoidado, vamos manter um certo nível de sabedoria.

* Não assista snaps nem envie.


Não adianta, se você quer economizar dados um dos aplicativos que você precisa evitar é o Snapchat porque ele vai te consumir todos os dados que você tem e que você não tem. Quando você começa assistir, não para mais e não tem ideia de quanto pode pesar toda aquela time line do famoso que você ta assistindo. Eu sei disso porque eu assisto o Snapchat de muita gente e quando vejo passei meia hora assistindo, imagina o quanto de dados isso pode gastar.

* Desligar o 3G ou 4G quando não estiver usando.


Sempre existem momentos que ficamos ociosos sem usar a internet, sem nem pegar no celular, nesses momentos, desligue o pacote de internet e ligue apenas quando for usar, isso fará a maior diferença para você e para sua internet. Não há necessidade de deixar a internet ligada se não está usando, não é mesmo?

Todas essas dicas são misturas de conhecimentos básicos que eu tenho sobre o meu dia a dia e dicas que eu achei na internet depois de uma longa pesquisa, então resolvi reunir tudo para vocês para ajudar nessa luta contra o fim de nossos pacotes de internet (ou pelo menos o fim do fim rapido). Eu espero que essas dicas ajudem vocês assim como me ajuda hoje em dia. Não deixem de comentar porque eu quero saber: se tivesse que deixar de usar um aplicativo que você ama, qual seria ele?

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 


Compartilhe esta postagem nas redes sociais e ajude o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário