Resenha: A 5° Onda (2016)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Sinopse: A trama pós-apocalíptica acompanha uma série de ataques alienígenas na Terra. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsnunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% dos resistentes. Na quarta onda, a adolescente Cassie Sullivan está sozinha e vai ter que descobrir em quem pode confiar.

Tantas pessoas me falavam dessa história e eu não sabia se iria gostar e isso era antes de eu ver o primeiro trailer do filme A Quinta Onda. O filme faz com que a gente repense e remodele os padrões de fim do mundo que é imposto pelos criadores de filmes e séries, sem e extinção dos seres humanos por um vírus mutante que transforma qualquer um em morto vivo. O filme é baseado em uma saga de livros do autor Rick Yancey que são esses que estão abaixo.


A Quinta Onda começa mostrando Cassie sobrevivendo na floresta, fugindo dos “outros” (assim que eles chamam os extra terrestres). O filme vai trazendo a tona o passado que mostra tudo o que aconteceu desde que a nave foi avistada acima da cidade que Cassie e sua família moravam. Uma coisa que me deixou muito triste foi o fato de que as “ondas” passaram muito rápido no filme (assim como no livro)_pois eu pensei que demorariam mais, mas acabei entendendo que se eles pegassem mais detalhes disso demorariam mais pra fazer o filme e o mesmo teria de ser dividido em 2 partes, então parei de reclamar e apenas aceitei.

Depois da primeira onda, só restou a escuridão, a energia na terra foi cortada por uma onda eletromagnética que fez com que qualquer coisa que use algum tipo de eletricidade pare, então foram aviões caindo em toda parte do mundo, carros parando de funcionar batendo uns nos outros causando inúmeros acidentes e matando milhares de pessoas. 


Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram, pois houve um terremoto que causou tanta destruição quanto os acidentem anteriores. O mesmo terremoto causou ondas gigantescas que tomaram conta de muitas cidades, destruindo qualquer coisa pela frente. 


Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram, pois houve uma gripe aviaria que acabou com muitas pessoas, na verdade com a maior parte da população, porém quem sobreviveu estaria exposto a quarta onda. 


Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém pois "os outros" são parecidos com nós, seres humanos e não podemos confiar em ninguém pois eles querem nos exterminar. 


Agora inicia-se A QUINTA ONDA. 


Muita gente morreu no inicio do filme e isso inclui a mãe e o pai de Cassie. Nem pense em reclamar que isso é spoiler, pois não é algo importante pra trama, por favor, nada de drama aqui, obrigado. Cassie se vê sozinha indo em busca de seu irmão que foi para a base militar de onde vários homens surgiram para salvar os sobreviventes. Depois da morte de sua mãe pela gripe aviaria, Cassie, seu irmão e seu pai vão para um refúgio onde há muitas pessoas que não foram infectados pela doença aviaria e que sobreviveram as catástrofes que vieram a acontecer desde a primeira onda (tirando o fato de que sobreviveram a matança que os outros começaram na terra). Depois que chegaram lá, uma equipe militar chegou ao local com carros e ônibus que funcionavam e levaram as crianças para um lugar seguro. Todos os adultos morreram no lugar por causa de uma certa rebelião que aconteceu. Cassie foi deixada pra trás e seu irmão levado. No meio dessa busca pelo seu irmão, Cassie leva um tiro de um dos “outros” e é encontrada por Evan Walker, que a leva pra casa e cuida de seus ferimentos. Cassie não consegue confiar em Evan logo de cara pois ela desconfia de qualquer pessoa sempre. Depois disso, ela descobre que ele mentiu para ela e fica furiosa com ele e assim continua sua busca por seu irmão sozinho.

O filme é cheio de reviravoltas que se você prestar bem atenção descobrirá sozinho no inicio da historia, mas mesmo assim vão adorar a historia. Muita gente fala que o filme é apenas para pessoas jovens, mas eu discordo pois é algo que qualquer pessoa pode gostar, então eu não coloco uma idade para gostar da historia ou não. No meu ponto de vista, escolheram bem os atores e me passaram muito bem a sensação que cada um estava tento naquele momento (diga-se de passagem o Alex Roe foi a melhor escolha que eles fizeram, nossa sem ora Hebe me leva). 


A trama é muito bem construída em cima de muitos fatores e os efeitos são ótimos até porque raramente vemos um filme atual com efeitos ruins. A historia chama a atenção de qualquer pessoas e existem cenas que emocionam. Eu não sou o tipo de pessoa que pode ver uma cena de destruição em massa com ondas gigantes de água que eu já começo a chorar, mesmo que inconscientemente.

O filme teve seu lançamento no Brasil dia 21 de janeiro de 2016 e ainda encontra-se nos cinemas, se eu fosse você, correria para assistir e não deixar de ver essa grande historia. O filme teve a ótima direção de J. Blackeson. O elenco conta com os atores e atrizes abaixo:

  • Chloë Grace Moretz ... Cassie Sullivan
  • Nick Robinson ... Ben Parish
  • Alex Roe ... Evan Walker
  • Maika Monroe ... Ringer
  • Liev Schreiber ... Colonel Vosch
  • Zackary Arthur ... Sammy Sullivan
  • Tony Revolori ... Dumbo
  • Ron Livingston ... Oliver Sullivan
  • Maggie Siff ... Lisa Sullivan
  • Maria Bello ... Sargento Reznik



Nenhum comentário:

Postar um comentário