Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ei, tudo bom?



Eu sou a Alice(mas podem me chamar de Ally) e vou escrever resenhas literárias aqui todas as quartas. Então se acostumem a me ver por aqui hahahaha. As resenhas serão de livros que eu li e que tenho conhecimento e por isso podem esperar minha sincera opinião <3


O Doador de Memórias é o primeiro livro da série O Doador. Como os livros dessa série são únicos (não precisam de continuação e somente tratam do mesmo tema), eles estão chegando aos poucos no Brasil - sendo que o segundo volume já está disponível em português.

Escolhi esse livro porque acho que ele gera bastante discussão e consegue atingir vários públicos. Se quiser acompanhar a resenha completa, continue a ler!

O Doador de Memórias é um livro distópico e muito comentado

Autor: Lois Lowry
Editora:  Arqueiro
Gênero: Ficção científica/ distopia/ drama
Número de páginas: 190
Valor estimado: Entre R$15,00 á R$25,00
Onde encontrar: Leitura, Saraiva e Submarino


Sinopse: Mesmo tendo o poster do filme como capa ( vamos combinar, ninguém gosta disso), este livro vai te levar para o mundo de Jonas, que é um mundo onde as pessoas não sentem dor ou emoções intensas e onde tudo está em ordem plena. Há escola e emprego para todos, nada de fome, guerra ou algo que tire a população da "ordem". E sim, as pessoas são satisfeitíssimas com a vida chatinha e monótona que vivem. Porque elas não sabem que essa é uma vida chatinha e monótona. Porém, o nosso personagem principal recebe o cargo de Doador. Mas para ele ser o Doador ele precisará receber todas as memórias do atual Doador.  Ou seja, Jonas começa, a partir dessa oportunidade, sentir, ver e perceber coisas que ninguém além dele percebe.

Quando faz essas descobertas, Jonas se vê em meio de difíceis situações e escolhas, percebendo que a tal utopia é uma verdadeira uma distopia.

VEja o que achamos do livro O Doador de Memórias, de Lois Lowry e saiba curiosidades e notícias sobre a saga


Minha opinião:  

Esse livro é diferente, pode ter certeza disso. Quando comprei ele, confesso que pensava que seria apenas uma cópia dos livros de distopia que já li, onde temos jovens que tem missões em um mundo paralelo e blablabla. Mas, ao longo da leitura, percebi que ele é bem mais que isso. É encantador acompanhar o processo de Jonas enquanto ele recebe as memórias e vê-lo se questionando e questionando seus pais que não sabem sentir.

Como ele é narrado em segunda pessoa, a leitura flui muito bem. No início, fiquei bem receosa em continuar por parecer bem idêntico a tudo que já li, mas, quando cheguei bem do meio, percebi a atmosfera  que era o mundo de Jonas. A autora consegue criar a comunidade perfeita e correta - com regras meio mirabolantes - mas certas.

Acho que uma das reflexões que ficam é que nada é perfeito, nada consegue ser certo e correto. Todos nós temos que fazer o que nos traz felicidade e assim estaremos fazendo o certo.

Quando eu disse que esse livro gerava discussão, não estava de papo, não! Dos meus amigos que já leram, todos trocam de opinião e se dividiram entre o "gostei", o "achei legalzinho" e o " não achei o fim bom". Sem querer dar spoiler sobre o fim tão comentado desse livro, aí vai uma pergunta:  Qual é a graça de ler, sem ficar com aquele gostinho de quero mais?

Espero que tenham gostado e se interessado pelo livro. Deixe nos comentários suas opiniões que vou ler tudo, hein!

Kisses, by Ally.

Keywords: O Doador de Memórias, livro, resenha, opinião, Lois Lowry, saga, O Doador

Nenhum comentário:

Postar um comentário